Quem não se lembra do Nintendinho de 8 bits, nunca teve um Atari 2600 ou cobiçou os fantásticos jogos do computador MSX? Pois é, estas foram lembranças inesquecíveis de anos dourados que marcaram a vida de muitos marmanjos de hoje, e só povoam a imaginação dos mais jovens. Em um mundo onde os consoles são o estado da arte da tecnologia do entretenimento digital, e movimentam uma indústria de bilhões de dólares, as pessoas se perguntam quando, como e por que tudo isso começou. E esse é exatamente o foco desta reportagem especial de Outer Space, que tentará mostrar um pouco desta indústria que hoje diverte milhões de pessoas, e traz felicidade a muitos lares em todo planeta, se tornando a cada dia que passa, uma linguagem universal.
No decorrer dos próximos meses, acompanhe-nos em uma viagem de magia, curiosidades, nostalgia e muitas trapalhadas, enquanto dissecamos por ordem cronológica, a história dos videogames. Colocaremos 3 partes desta extensa matéria todas as segundas-feiras de cada semana, até totalizar os seus 40 capítulos!
E começaremos nosso túnel do tempo na década de 50, onde um homem iria inventar o conceito que mudaria nossas vidas para sempre...
1958 - O ESQUECIDO
Depois de muitas contradições, há consenso hoje entre os historiadores que o primeiro jogo conhecido foi criado pelo físico Willy Higinbotham, para atrair visitantes ao Brookhaven National Laboratories, no estado de Nova Iorque. Naquela época, em plena Guerra Fria, era praxe haver um dia para a população visitar as instalações do laboratório, e ver todo o poderio nuclear do Tio Sam. Willy, preocupado em não deixar ninguém bocejando em sua visita ao complexo, criou em suas horas vagas um jogo de tênis bastante simples, que era mostrado em um osciloscópio e processado por um computador analógico. Foi um sucesso, e durante meses, era a atração mais cobiçada pelo público, que não estava nem um pouco interessado em saber sobre megatons e fissura de átomos.
Mais tarde, o cientista aperfeiçoou seu jogo, que recebeu o sugestivo nome de "Tennis Programming", adaptando-o para ser mostrado em um monitor de 15 polegadas. Mas infelizmente, o projeto, conhecido também como "Tennis for Two", jamais foi patenteado, pois Willy não tinha vislumbrado seu potencial e acreditara na época que não tinha inventado nada demais. Mais tarde, o físico declarou em diversas entrevistas que seria possível comercializar o jogo em versão doméstica, adaptado à TV, se o tivesse vendido a alguma grande empresa.
O fato é que o "verdadeiro" pai dos videogames morreu em 10 de Novembro de 1995, sem ter ganhado um centavo sequer por seu invento pioneiro, fonte de inspiração para diversos designers como Steve Russell e Nolan Bushnell. Willy Higinbotham, assim como seus colegas do projeto Manhattan (do qual participou ativamente), infelizmente ficará nas lembranças de todos por ter contribuído para a invenção da aterrorizante bomba atômica, e não do primeiro videogame. Uma lástima.
Da esquerda para a direita: 1) Um modelo de osciloscópio, utilizado por Willy em seus testes. 2) A máquina que rodava "Tennis for Two". 3) O controle rudimentar. 4) Uma tela do jogo (mostrando a rede e a bola de Tênis). |
Consta no site do conceituado Massachusetts Institute of Technology (MIT), que o primeiro jogo da história não foi Tennis Programming, e sim Spacewar!, desenvolvido em 1961 por Martin Graetz, Stephen Russell e Wayne Wiitanen, que foram inspirados nos livros de ficção científica do autor (já falecido) E.E. "Doc" Smith.
A primeira versão de Spacewar! rodou em um computador DEC PDP-1 em 1962, e foi programada por Stephen Russell, Peter Samson, Dan Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert A Saunders, em puro Assembly.
O DEC PDP-1 custava US$ 120 mil em dólares de 1961, uma verdadeira fortuna. Com esse dinheiro, os
pesquisadores tinham à sua disposição 4 KB de memória, cartões perfurados, monitor, processador de
18 bits e uma caneta ótica, que eram utilizados para fazer cálculos complexos e... jogar Spacewar!.
Muitos historiadores corroboram com a afirmação do MIT, e colocam Stephen Russell como o inventor dos videogames modernos, e Spacewar!, como o primeiro jogo eletrônico já feito. Mas, hoje sabe-se que, na verdade, ele foi o segundo jogo a ser produzido, cabendo o mérito e pioneirismo ao nosso amigo Willy Higinbotham e o seu simples "Tennis Programming".
Por conta disso, Stephen Russell já não é mais reconhecido como "o escolhido", ou o "inventor dos jogos eletrônicos".
Spacewar!, já em 1962, continha elementos utilizados em sucessos da década de 70, como Asteroids e PONG. A física, emulada através de complicados algoritmos, era o ponto forte de sua jogabilidade simples e divertida.
1968 - A PATENTE DO VIDEOGAME
Ralph Baer, hoje conhecido mundialmente como o pai dos consoles de videogame, nasceu em 1922 na Alemanha Oriental. Sua biografia, como era de se esperar, mostra como o destino uniu-o à causa que o deixou famoso para sempre. Com medo das loucuras de Hitler, fugiu da Alemanha nazista em 1938, indo morar nos Estados Unidos. Mas de nada adiantou, pois os EUA entraram na 2º Guerra no ano seguinte, e ele voltou a Europa para a batalha, trabalhando no serviço de inteligência, de onde saiu com vida. De volta ao mundo livre, e depois de conseguir seu diploma em engenharia eletrônica, Baer trabalhou em várias empresas, mexendo com Radio e TVs e patenteando diversas invenções na sua área. Mas foi como empregado da Sander Associates, em 1966, que ele teve a idéia que colocaria para sempre seu nome nos anais da história. Sua criação? Uma máquina que rodasse jogos eletrônicos através da TV, que custasse barato e pudesse ser utilizada por qualquer pessoa que quisesse se divertir.
Com o auxílio de amigos e colegas na Sanders Associates, surgiu em 1967 um primeiro esboço de sua idéia, o "chasing game", um rudimentar jogo de "Ping Pong", onde 2 quadrados controlados pelo jogador podiam ser movidos pela tela. Satisfeito com a idéia geral do produto, Baer tratou de patenteá-lo e apresentou em 1968 o protótipo do videogame, chamado de "Brown Box", e que rodava jogos de futebol, voleibol e até mesmo de tiro.
O "Brown Box", o primeiro protótipo de um videogame, e a espingarda com celulas fotoelétricas que é a precursora das pistolas dos consoles modernos
Eis o
texto oficial da patente do primeiro console de videogame,
pedida por Ralph Baer:
"The
present invention pertains to an apparatus [and
method], in conjunction with monochrome and color
television receivers, for the generation, display,
manipulation, and use of symbols or geometric
figures upon the screen of the television
receivers for the purpose of [training simulation,
for] playing games [and for engaging in other
activities] by one or more participants. The
invention comprises in one embodiment a control
unit, an apparatus connecting the control unit to
the television receiver and in some applications a
television screen overlay mask utilized in
conjunction with a standard television receiver.
The control unit includes the control, circuitry,
switches and other electronic circuitry for the
generation, manipulation and control of video
signals which are to be displayed on the
television screen. The connecting apparatus
selectively couples the video signals to the
receiver antenna terminals thereby using existing
electronic circuits within the receiver to process
and display the signals generated by the control
unit in a first state of the coupling apparatus
and to receive broadcast television signals in a
second state of the coupling apparatus. An overlay
mask which may be removably attached to the
television screen may determine the nature of the
game to be played or the training simulated.
Control units may be provided for each of the
participants. Alternatively, games [training
simulations and other activities] may be carried
out in conjunction with background and other
pictorial information originated in the television
receiver by commercial TV, closed-circuit TV or a
CATV station."
Se você pensou que o Atari foi o
primeiro console de videogame a ser lançado no
mercado, está redondamente enganado. O protótipo
"Brown Box", inventado e patenteado por
Ralph Baer, foi mostrado para grandes empresas
americanas de eletrônicos da época, como a RCA, Zenith,
General Electric e a Magnavox (braço da Philips
holandesa), e foi esta última
que tratou de lançar no mercado o primeiro
console de videogame da história, conhecido como Odyssey
100. Conheça-o
1972 - NASCE O
PRIMEIRO CONSOLE CASEIRO DE VIDEOGAME, O MAGNAVOX
ODYSSEY 100
Fruto
do protótipo "Brown Box", desenvolvido
por Ralph Baer, chega às prateleiras americanas
em 1972 o primeiro console de videogame da
historia, o Odyssey 100, fabricado pelo
subsidiária Magnavox, da Philips holandesa.
Aqui vemos o Magnavox Odyssey 100, o pioneiro
Visto de cima, com os 2 controles
O Odyssey
100 vinha com placas de circuito impresso
externas (que na verdade eram "jumpers"
gigantes que mudavam a posição dos 2 quadrados
brancos que o console gerava) onde eram gravados
os jogos. Inicialmente foram ofertados 12 títulos,
a maioria deles de esporte, que podiam ser
trocados pelo usuário. Alguns puristas dizem que
o Odyssey 100 foi o primeiro
console a utilizar o sistema de troca de jogos por
cartuchos, mas seu mecanismo era muito rudimentar
para fazermos tal afirmação. Os usuários do Odyssey
100 também poderiam utilizar um rifle opcional
(semelhante às pistolas que temos hoje no Playstation
ou no Dreamcast), para
uso com jogos de tiro.
Aqui temos os famosos jumpers, que permitiam trocar os jogos para o Odyssey 100. Alguns puristas alegam que ele foi o primeiro console programável da história, mas achamos o sistema muito rudimentar para fazer tal afirmação
Á esquerda, acima, o moderno controle do Odyssey 100. Á direita, dados e cartas que eram utilizados em conjunto com alguns títulos, como a Roleta. Abaixo, o primeiro rifle comercial com células fotoelétricas, derivado do projeto "Brown Box" e precursor das pistolas encontradas hoje nos consoles modernos. |
Folhas de papel para
anotar os placares também faziam parte do pacote,
já que, naquela época, os chips de memória eram
muito caros... Para se ter uma idéia do
obsoletismo gráfico do console, vale lembrar que
ele não tinha poder suficiente para gerar todos
os pontos necessários para dar realismo ao jogo.
Por isso, os usuários eram obrigados a colocar
cartões plásticos na tela da TV para simular o
campo do jogo (em um jogo de tênis por exemplo,
colocava-se uma cartão verde para parecer grama).
Os cartões de plástico, os malfadados overlays, que eram colocados por cima da tela da televisão para dar maior realismo ao jogo. O único que não o utilizava era Table Tennis, que se parecia muito com... Pong?
1974 - ENTRA EM CENA NOLAN BUSHNELL E O SUCESSO PONG
Willy Higinbotham pode ter sido o pioneiro, Stephen Russell, o notável, e Ralph Baer, o homem que inventou o console caseiro de jogos, mas não podemos negar que a história dos videogames está intimamente ligada a Nolan Bushnell, o homem que popularizou esta forma de entretenimento.
Bushnell, um jovem estudante de engenharia eletrônica da universidade de Utah, foi exposto em 1962 a Spacewar!, a clássica invenção de seu compatriota do MIT. Bushnell não esqueceu daquele joguinho, e quando formou-se em 1969 já tinha algumas idéias em sua cabeça. Em 1971, já trabalhando como pesquisador na empresa Ampex, desenvolveu, juntamente com um colega de trabalho, uma versão "arcade" de Spacewar!, chamada de Computer Space. Ele criou uma máquina feita sob encomenda para rodar sua criação, que ganhou o status de "o primeiro fliperama da história". O projeto foi vendido a Nutting Associates, e lançado em 1971, um ano antes, portanto, do lançamento do Odyssey 100. Mas devido ao custo proibitivo, foram vendidas apenas 1.500 unidades por todo os EUA...
Eis Computer Space, o primeiro arcade da história. No alto, à direita, seu criador, o jovem Nolan Bushnell, que, na maior cara de pau, copiou o jogo inventado por Stephen Russell em 1962. |
Para começar as atividades da companhia, Bushnell criou um joguinho simples chamado PONG - que copiava a jogabilidade de Table Tennis do Odyssey 100 - uma espécie de ping pong eletrônico que foi extremamente bem recebido pelo público. O arcade, lançado em 1972, foi um sucesso entre o público, devido a sua diversão e simplicidade.
Pong, para arcades, é o segundo fliperama lançado na história, e o jogo responsável pelo surgimento de toda a indústria de videogames. Jogabilidade plagiava a de Table Tennis, do Odyssey 100.
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O
console original da Atari e uma versão
mais moderna, o Super Pong.
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Mas, o melhor ainda estava por vir...
Clones de PONG, por ordem de aparição: Binatone TV Master MK4, Bingo TVG-203, BST, Intel Universal Teleplay, Continental Edison Jv 2701, Markint 4a, SOE Occitel 003, SOE Occitel 5000, Magnavox Odyssey 200, Magnavox Odyssey 2000, Radiola JET T02M, RAdofin Tele-Sports, Scomark 8 Sports Tele, Hanimex TVG8610, Univox e finalmente, o SEB Telescore 750-00. |
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