Androids estão sendo cada vez mais infectados
(Foto: Reprodução/Print Ink Cartridge)
Segundo o relatório "Mobile Malware Evolution", 99% das ameaças atuais
são feitas à plataforma do Google. Os principais problemas são SMS Trojan e exploits.
A pesquisa aponta que mais de 43 mil programas maliciosos para o
sistema operacional foram identificados pela companhia em 2012.(Foto: Reprodução/Print Ink Cartridge)
“As ameaças mais comuns no Android podem ser divididas em três grandes grupos: SMS Trojans, que roubam dinheiro enviando mensagens de textos para números premium; adware e exploits que são utilizados pelos criminosos a fim de conseguirem pleno acesso ao dispositivo e aos dados nele armazenados. Outro ataque que chamou a atenção da companhia foi a botnet chamada Foncy. Por meio dela, os crackers conseguiam controlar os smartphones e tablets”, explica a Kaspersky.
O analista Denis Maslennikov, responsável pela pesquisa, destacou que o crescimento do mercado dos dispositivos móveis não é a única razão para tal. Segundo ele, a grande popularidade dos novos sistemas é determinante, porém a falta de cuidado dos usuários para baixar arquivos e a fácil disseminação de um malware no ambiente mobile.
“Os criminosos estão levando os dispositivos móveis a sério, porque atualmente eles contêm mais dados privados do que nos nossos PCs. Em 2012 registramos milhares de novos programas maliciosos que foram criados para roubar informações, dinheiro e espionar os usuários. Infelizmente, a plataforma Android se tornou um ambiente perigoso que precisa urgentemente de proteção”, afirmou Denis Maslennikov.
malwares. Os iPhones, BlackBerrys e aparelhos com Symbian também estão na mira dos vírus. Em 2012, os experts da Kaspersky registraram novas versões para os Trojans Zeus-in-the-Mobile e SpyEye-in-the-Mobile também para sistemas móveis. Softwares espiões, como o Finspy, e o Red October, foram projetados para tentar roubar dados de usuários de todas as plataformas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário