Tudo começou com uma imagem lançada pela Tectoy em sua página oficial. Reagi mandando a mensagem abaixo e, depois, copiando e colando na nossa página do Aperta Start. Mas, de fã e consumidor, acabei tendo um insight e passei a pensar como um professor de cursos de desenvolvimento de jogos. Como vocês poderão ver abaixo:
”Tectoy: Como grande fã do trabalho de vocês, honestamente, essas são minhas sugestões do quê me fariam comprar um novo console clássico:
1)MEGA DRIVE (que poderia até ser vendido com o nome de ”Mega Drive Brazil” ou ”MD-BR” pro mercado internacional de colecionadores ficar com inveja
2)Entrada para CARTUCHOS (podendo rodar todo e qualquer cartucho original, cartuchos novos independentes, ou produzido por vocês a partir de hoje)
3)Entrada de audio e video para essas TV’s modernas.
4)Entrada para cartão SD
5) Entrada ou adaptador para cartuchos de MASTER SYSTEM.
6) OU vários jogos de Master System na memória.
7) Jogos de Mega Drive (da Sega e Tectoy) na memória também. :p Claro.
8) Controles de 6 botões em modelo clássico da Sega (com mesmo design e tudo mais).
9) Apoio, por parte da Tectoy, para que desenvolvedores brasileiros retrogamers possam criar jogos NOVOS de Mega Drive para serem lançados por vocês. Isso poderia SIM ser feito até com apoio das faculdades de Jogos Digitais. Eu sou professor nessa área e pode ter certeza de que seria muito bom se os alunos tivessem como objetivo criar games novos pra Mega Drive como trabalho final de curso. JÁ, JÁ, VOLTAREMOS A TOCAR ESSE ASSUNTO!
10) Se possível, colocar na memória desse Mega Drive o maravilhoso ”Double Dragon” do Zeebo. :p Esta eu sei que será mais difícil, nem só por limitações técnicas entre o Mega e o Zeebo (que SEI que podem até ser adaptadas pro Mega Drive, mesmo que perdendo certos detalhes), mas, também, porque ”Double Dragon” (e o restante do espólio intelectual da saudosa Technos Japan) está nas mãos da Arc System, empresa que criou ”Guilty Gear”. E não sabemos se eles aceitariam a publicação dessa versão novamente.”
TODAVIA, AO PENSAR NESSA SUGESTÃO, MINHA MENTE PIROU E ME LIGUEI DE OUTRAS INCRÍVEIS POSSIBILIDADES: NOVOS JOGOS E ADAPTAÇÕES DE GAMES DA SEGA, USANDO MARCAS\FRANQUIAS DE PERSONAGENS BRASILEIROS!!! Veja abaixo…
”11) Vocês da Tectoy poderiam conversar com a Sega e com Maurício de Souza para reprogramarem os games da franquia ”Wonderboy\Moster Land” para lançarem novos games da série ”Mônica”! Ou, que se dane, desenvolverem JOGOS NOVOS NACIONAIS!!!
Com a permissão da Sega dava para reprogramar jogos como Alex Kidd, Sonic e outros para criar produtos que atendam essa fatia do mercado com a molecada. Isso, claro, sem deixar de abrir espaço para os jogos originais de onde essas versões foram baseadas e aceitar ideia novas.
Vejam o caso dos jogos recentes feitos por indies e lançados em formato de cartuchos para o Mega Drive: como o caso de Pier Solar!
Como ocorreria? Evidentemente que uma boa conversa teria de ser feita entre a SEGA e a TECTOY, para topar essa empreitada ousada e inédita. Algo que a Tectoy já demonstrou que faz parte do DNA de sua empresa desde sempre. Se a mamãe japonesa iria aceitar, é outra conversa. SABEMOS o quanto a Sega é meio cabeça-dura e, as vezes, até bem limitadora quando o assunto é produzir games, com sua chancela, fora do Japão, por pessoas ”não japonesas”. Mas, com o jeitinho brasileiro, podemos contornar isso. Afinal, o que elas tem a perder? O Mega Drive está fora do mercado competitivo e nenhum console oficial da empresa está no páreo atualmente. Que mal poderia existir em renovar um console de sucesso para o mercado retrogamer e ainda fornecer escoamento para a mão de obra especializada brasileira? Sem falar de como vai ficar bonita a imagem da gigante japonesa no Brasil, nos apoiando na cultura gamer e educação!
A maior prova é que a Sega está revitalizando seus games clássicos na Steam e, ainda por cima, disponibilizando espaço para os fãs OFICIALIZAREM seus Hack Mods de ROM’s nesse novo sistema: SEGA MEGA DRIVE CLASSICS HUB
Simples assim? Nem tanto: com certeza as negociações envolveriam mais do que isso. As sugestões que dei acima são apenas as NOSSAS ideias. Mas, gostaríamos que isso NÃO morresse na praia antes de tentarmos. Portanto, Tectoy, veja a nossa campanha com carinho. Ok? E espero, honestamente, que os fãs nos deem apoio e compartilhem dessa matéria: vamos ”fazer barulho”. Isso ajudaria o mercado nacional e serviria de incentivo pros nossos alunos. TODOS tem a ganhar com isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário