Muitos jogos e aplicativos descritos como "gratuitos" vendem itens como bônus para os usuários
Foto: Reprodução
O Google não vai usar a palavra “grátis” em
jogos que possuem compras in-app - aquelas que estão dentro do
aplicativo, geralmente para a aquisição de vidas, bônus e itens para
melhorar o desempenho do usuário no jogo. As informações são do
Engadget.
A decisão, prevista para ser colocada em
prática a partir do fim de setembro, veio depois de reclamações da
Comissão Europeia. O órgão pediu para que o Google e a Apple implementem
mudanças na maneira em que vendem aplicativos nas lojas App Store e
Google Play. As mudanças incluem não enganar os consumidores em supostos
jogos “grátis”, não persuadir crianças a comprar itens dentro de jogos,
além de informar os consumidores sobre acordos de pagamento e forçar os
desenvolvedores de jogos a fornecer informações de contato.
Em resposta, o Google também afirmou que vai
desenvolver diretrizes para que os jogos não incentivem a compra de
itens por crianças e vai implementar medidas para monitorar infrações da
lei europeia.
A Comissão disse que a Apple não providenciou nenhuma
solução firme ou cronograma para solucionar as preocupações, embora
também tenha afirmado que a companhia prometeu resolver os problemas.
Em resposta à publicação, a empresa de Cupertino
ressaltou suas medidas sobre compras in-app, controle parental e sobre a
seção especial para crianças abaixo de 13 anos, criada na App Store.
Ela também adicionou que vai reforçar suas proteções com novos recursos
para o iOS 8, e que vai continuar a trabalhar com os Estados membro da
Comissão Europeia para responder às preocupações apontadas.
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