sábado, 26 de julho de 2014

Google vai parar de descrever apps com compras como "grátis"

Muitos jogos e aplicativos descritos como "gratuitos" vendem itens como bônus para os usuários

Foto: Reprodução
O Google não vai usar a palavra “grátis” em jogos que possuem compras in-app - aquelas que estão dentro do aplicativo, geralmente para a aquisição de vidas, bônus e itens para melhorar o desempenho do usuário no jogo. As informações são do Engadget.
A decisão, prevista para ser colocada em prática a partir do fim de setembro, veio depois de reclamações da Comissão Europeia. O órgão pediu para que o Google e a Apple implementem mudanças na maneira em que vendem aplicativos nas lojas App Store e Google Play. As mudanças incluem não enganar os consumidores em supostos jogos “grátis”, não persuadir crianças a comprar itens dentro de jogos, além de informar os consumidores sobre acordos de pagamento e forçar os desenvolvedores de jogos a fornecer informações de contato.
Em resposta, o Google também afirmou que vai desenvolver diretrizes para que os jogos não incentivem a compra de itens por crianças e vai implementar medidas para monitorar infrações da lei europeia.
A Comissão disse que a Apple não providenciou nenhuma solução firme ou cronograma para solucionar as preocupações, embora também tenha afirmado que a companhia prometeu resolver os problemas.
Em resposta à publicação, a empresa de Cupertino ressaltou suas medidas sobre compras in-app, controle parental e sobre a seção especial para crianças abaixo de 13 anos, criada na App Store. Ela também adicionou que vai reforçar suas proteções com novos recursos para o iOS 8, e que vai continuar a trabalhar com os Estados membro da Comissão Europeia para responder às preocupações apontadas.

Sony lança app que transmite vídeos ao vivo no YouTube

Live on YouTube está disponível para usuários do smartphone Xperia Z2

O smartphone Sony Xperia Z2
Foto: Divulgação
A Sony lançou o aplicativo Live on YouTube para usuários do seu mais novo smartphone top de linha, o Xperia Z2. O app permite transmitir até 15 minutos de vídeo ao vivo diretamente para o canal do YouTube registrado pela pessoa.
Desenvolvido pela Venturus no Brasil, o aplicativo também possibilita que o usuário compartilhe links no final dos vídeos e consulte o número de visualizações e curtidas.
Além de ter um smartphone Xperia Z2 - à venda por R$ 2.499 -, é preciso ter uma conta no YouTube que não tenha violado leis de direitos autorais. Vale lembrar que o usuário precisa também ativar o recurso de transmissão ao vivo na própria conta do YouTube.

Aplicativo de mensagens Line ganha chat secreto

Com a nova função, mensagens são apagadas automaticamente depois da visualização

Foto: Reprodução
O aplicativo de mensagens instantâneas Line anunciou nesta terça-feira o lançamento da função “Hidden Chats”, que são chats secretos que apagam as mensagens depois de lidas. O recurso imita a função do aplicativo Snapchat e do Sligshot, lançado recentemente pelo Facebook.
O diferencial da função do Line é a possibilidade de estipular o tempo que as mensagens ficarão disponíveis. Depois de criar uma sala separada para o chat secreto - que funciona apenas entre duas pessoas -, o usuário pode escolher os limites de visualização para dois, cinco, dez segundos, um minuto, uma hora, um dia ou uma semana.
Ao receber a mensagem, a pessoa clica no conteúdo protegido para visualizá-lo, iniciando a contagem pré-determinada. Passado o tempo, o conteúdo é apagado automaticamente. Além das mensagens de texto, é possível enviar adesivos, fotos, localização e contatos.
O novo recurso está disponível para os aplicativos para Android e iOS.

11 novidades do Mac OS X Mountain Lion

A partir de hoje, usuários de Mac já podem baixar a nova versão OS X Mountain Lion por 20 dólares.

Desenvolvido para se aproximar cada vez mais do iOS, para iPhone e iPad, o Mountain Lion traz mais sincronia com os smartphones e tablets da Apple e 11 novidades de apps bem bacanas. Confira quais são elas:

1. AirPlay

Algo muito esperado pelos usuários era a possibilidade de espelhar a tela do Mac em uma TV com a Apple TV. O espelhamento da tela poderá ser feito com qualidade de vídeo até 720p e áudio em estéreo.

2. Mensagens

O novo aplicativo Mensagens surge para substituir o iChat. Nele, usuários poderão trocar mensagens com outros aparelhos iOS direto pelo computador.
O melhor de tudo é que o app também terá suporte ao Gtalk e a outros sistemas de mensagens instantâneas. Além disso, ele ainda terá integração com o app Facetime.
Tudo isso só mostra que, no futuro, a Apple deve integrar seus serviços de mensagem em um só lugar, colocando o iMessage, iChat e Facetime em extinção.

3. Central de Notificações

Lançado no ano passado com o iOS 5, a Central de Notificações mostrou que veio para ficar. Dessa vez, ela também estará presente nas telinhas do Mac.
O sistema não é muito diferente da plataforma para iPhone. Haverá um menu com todas as notificações de redes sociais e e-mails, com direito a banners de cada atualização.

4. Twitter

A rede social estará presente em todos os sentidos no novo sistema operacional. Será possível compartilhar conteúdos e fotos direto do iPhoto ou Safari na web.
O aplicativo também terá suporte à nova central de notificações, e exibirá alertas sempre que uma nova mensagem ou menção for direcionada ao usuário.

5. Lembretes

Também oriundo do iOS 5, o app de Lembretes funcionará exatamente da mesma maneira que no smartphone. Ele permitirá a criação de listas de tarefas, com opção para marcar datas e receber alertas. Aparentemente, ele possui a mesma base do iCal, que provavelmente irá sumir do sistema.

6. Notas

Agora as anotações feitas no iPhone não precisam ser compartilhadas por e-mail sempre que o usuário quiser sincronizá-la no computador ou algum outro serviço.
O Mountain Lion também terá o app de Notas nativo, por onde será possível sincronizar as anotações do smartphone com o PC. Ele ainda vem com algumas opções extras, como a possibilidade de pendurar as notas no desktop ou até arrastar e soltar imagens para elas e compartilhar com outras pessoas.

7. iCloud

A Apple não deixou de enxergar o sucesso do Dropbox, e tornará possível o compartilhamento de arquivos na nuvem entre o Mac e iOS. Contudo, ainda não haverá como navegar pelos documentos sincronizados como em uma pasta.

8. Gatekeeper

Depois da infestação do malware Flashback em milhares de Macs nesse ano ficou bem claro que é preciso ter pelo menos um app de segurança no Mac.
O Gatekeeper funcionará como uma barreira de segurança para evitar downloads de arquivos maliciosos.
Nele será possível escolher entre três níveis diferentes de download: qualquer tipo, apenas programas da App Store, ou software de desenvolvedores confiáveis junto com os da App Store.

9. Game Center

Gamers de plantão poderão desfrutar do Game Center também nas telas do Mac. Para utilizá-lo, basta conectar-se aos mesmos amigos e números do smartphone.

10. Compartilhamento

Outra função nativa do iOS. O pequeno ícone com uma seta também estará presente no Mac, possibilitando o envio de e-mails com notas, upload de vídeos e tuítes, e diversas outras opções.

11. Atualizações

As atualizações do OS X passarão a ser anuais, assim como já acontece no iOS. Assim ambos os sistemas passarão a evoluir em conjunto, tornando-se, mais tarde, em uma só plataforma.
Baixe o OS X Mountain Lion pelo Downloads INFO.